Ads 468x60px

Colaboradores

terça-feira, 31 de julho de 2012

É lícito o namoro entre o cristão e o não cristão?


Qual é o problema? Não tem nada demais. Eu posso evangelizá-lo e levá-lo para a igreja. Vai ver que essa é forma dele conhecer a Cristo!
É comum ouvirmos de nossos adolescentes e jovens frases como estas. Para muitos deles não existe o menor problema em namorar um não cristão. Entretanto, o que talvez eles desconheçam é o ensino bíblico de que não devemos nos colocar em jugo desigual com os incrédulos (II Co 6:14).

1.      O Jugo Desigual
A Bíblia contém amplos conselhos que orientam a uma boa escolha do parceiro para a vida. Em (2Co 6:14) encontra-se um excelente e clássico exemplo: “não vos prendais ao jugo desigual com os incrédulos”.
Já na época de Abraão, havia preocupação por parte dos pais religiosos sobre este assunto (Gên. 24:3). “a demora em fazer planos para o casamento de Isaque, provavelmente se devia ao desejo de Abraão, em evitar que seu filho tomasse por esposa uma Cananéia”. Semelhantemente, Isaque pediu a Jacó para não tomar “esposa de entre as filhas de Canaã” (Gên. 28:1) pois, “ele não as via com bons olhos” (Gên. 28:
8) Posteriormente, após o Êxodo, Deus proíbe Seus filhos de contraírem matrimônio com as filhas das outras nações (Deut. 7:3), porque, "não pode haver felicidade nem segurança nas alianças feitas com os que não amam nem servem a Deus. As trágicas experiências de Esaú (Gên. 26:34, 35) e Sansão (Jz 14:1).
Avançando ao Novo Testamento, observar-se-á que Paulo também coloca a impossibilidade de ligação entre o santuário de Deus e os ídolos, por isso, um acordo ou uma aliança entre crentes e incrédulos é igualmente inconcebível.
É bom lembrar que "jugo desigual" significa uma "diferença" entre o casal, ou seja, também entre dois Cristãos ele pode ocorrer:
idades muito diferentes, nível social muito diferente, escolaridade muito diferente, ideais de vida muito diferentes, etc.

2. Vitimas do Jugo Desigual
Esse principio é fundamental na escolha de um(a) namorado(a), pois “houvesse Sansão obedecido às ordens divinas tão fielmente como fizeram seus pais, e seu destino teria sido mais nobre e mais feliz” , no entanto “uma jovem que habitava na cidade filistéia de Timna, conquistou as afeições de Sansão e ele decidiu fazer dela sua esposa. A seus pais tementes a Deus, que se esforçavam por dissuadi-lo de seu propósito, sua única resposta era: ela agrada os meus olhos. os pais finalmente aderiram aos seus desejos, e realizou-se o casamento”.
E DESCEU Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus, 2 Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. (Jui14,1-2).
Em sua festa nupcial foi levado sansão à associação familiar com os que odiavam a Deus. Quem quer que voluntariamente entre para uma relação tal, sentirá a necessidade de se conformar até certo ponto com os hábitos e costumes de seus companheiros... Quantas vezes se efetuam casamentos entre os que são tementes a Deus e os ímpios, porque a inclinação governa a escolha de marido e mulher!” 



Se o namoro em jugo desigual evolui para um casamento, como os filhos serão criados? Irão à escola dominical, sabatina ou à catequese? No por-do-sol da sexta estarão no culto da família ou assistindo Malhação?

3. O Namoro que Deus Aprova
“O jovem que anda em companhia de uma jovem e capta a sua amizade sem o conhecimento dos pais dela, não desempenha um nobre papel cristão para com a moça e seus pais... casamentos contratados sob tais influências não estão de acordo com a palavra de Deus”.
“Os namoros e casamentos imprudentes, profanos não podem deixar de dar em resultado disputas, contendas, condescendência com irrefreadas paixões, na infidelidade de maridos e esposas, na indisposição para refrear os desejos voluntários desordenados, e na indiferença para com as coisas de interesse eterno”
"No namoro os filhos de Deus não devem nunca se aventurar a pisar terreno proibido. O casamento entre crentes e incrédulos é proibido por Deus. Mas muitas das vezes o coração não convertido segue seus próprios desejos, e formam-se casamentos não sancionados por Deus. Por causa disso muitos homens e mulheres estão sem esperança e sem Deus no mundo"


 
Conclui-se que:
Se você já casou em jugo desigual, então "carregue sua cruz" e ore para que o Espírito Santo abrande o coração não-convertido do seu cônjuge.
Se ainda não casou, não endureça os ouvidos à voz do Espírito, e não trilhe caminhos que outros já trilharam e FRACASSARAM. Não se iluda! O(a) namorado(a) compreensivo(a) e tolerante acabará se tornando um(a) marido(esposa) incompreensivo e intolerante, que já não permitirá que você viva sua fé com alegria e liberdade."Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (2Cor. 6:14-15).  
Pense Nisso !

     Que Deus em Cristo vos abençõe, Paz !

sábado, 21 de julho de 2012

Ficar é Pecado ?

   

Sim, reflita em 1 Coríntios 13:4-8:
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. 

Ficar é coisa do mundo e devemos nos afastar de tudo aquilo do mundo e daquilo que nos afasta de Deus. Ficar é não esperar o tempo de Deus em nossas vidas, é fazer a nossa vontade, em vez da de Deus. 

“Tudo sofre, tudo crê, TUDO ESPERA, tudo suporta” Que tal esperar o tempo de Deus na sua vida? Evita muitas decepções. O tempo de Deus é perfeito, se não chegou a sua vez, porque desperdiçar seu tempo com o mundo? Porque desperdiçar seu tempo beijando qualquer um e depois nem falar mais com a pessoa? 

Muitas pessoas que ficam marcam horário e lugar, não é mesmo? Enfim… Deus, antes mesmo de você nascer, preparou o seu príncipe(ou princesa), o lugar e a hora. Mas pra você querer um príncipe (ou princesa), você deve agir como um(a). 

“E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.” Hebreus 6:15

Só porque você decidiu  Esperar , não quer dizer que você é: Estranha, brega, tosca etc… Quer dizer que você sabe esperar, e espera o melhor na sua vida. “Nenhum dos que esperam em Ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente”. (Salmo 25.3)

Se você “fica” ainda dá tempo de mudar.  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)

Eis que o temor do Senhor é a sabedoria , e apatar-se do mal é a inteligência. (Jó 28:28)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

1º Palestra para os Jovens



-  No dia 17/07/2012, foi iniciada a nossa 1ª Palestra do Ciclo. O Palestrante foi o Pb. Gilmário Almeida, com o seguinte tema: O que é ser Cristão, onde foi falado sobre Caráter Cristão, Pecado, Arrependimento, entre outros assuntos.

Próxima palestra dia 31/07 , não falte !  

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Palavra Semanal

-  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.  (Provérbios 4.23)
Ainda que enganoso e inconstante o que há de maior valor para o homem é o seu coração. Dele procedem o bem e o mal, paz ou guerra, amor ou raiva, sentimentos que se divergem.
Ainda que enganoso e inconstante, o coração é responsável também pelas melhores coisas de que se pode fazer o homem. Ser generoso, amigo, empático, amar a Deus acima de todas as coisas. Amar a Deus, quem ama a Deus verdadeiramente torna seu coração constante e firme em um único caminho.
O amor a Deus nos garante que obedecemos a seus estatutos, pois quem ama alguém faz o que o amado aprova para que não o entristeça.
Sobre todas as coisas que devemos guardar nesse mundo segundo As Escrituras, é o coração, pois dele procedem, no plural, as fontes da vida. O que seria as fontes da vida? Deus, Jesus, Espírito Santo, Sua Palavra e mais um monte de outras coisas que achamos muito necessárias.
Quando guardamos nosso coração, nos escondemos do mal, dos caminhos tortuosos, pois é assim a única maneira de manter as fontes da vida.
Já esteve em uma nascente? Uma nascente quase sempre é um pequeno lago de meio metro de diâmetro e um palmo de fundura, suas águas límpidas, transparentes como cristal, e dele jorra constantemente água fazendo com que em sua superfície a água fique a dançar. O que se não percebe a primeira vista é que esse pequeno lago sustenta com água grandes cidades porque dele sai um pequeno risco de água e vai descendo e se tornando mais a frente em um rio que ninguém pode conter.
Agora você entendeu porque se deve guardar seu coração? É porque dele procedem às fontes, ou seja, mais de uma fonte. Imagine o maior rio do mundo, é extenso, largo e fundo, abundante em água, que para nós é imprescindível para que vivamos.
Quando você guarda seu coração você está guardando essas nascentes, protegendo os mananciais para depois desfrutar de rios que jorram águas vivas através de suas fontes.
Guarde seu coração e se preocupe com ele acima de tudo, examine a si mesmo quando se deitar ou no dia a dia, pois desse exame e do guardar o seu coração dependem o seu futuro para uma vida cheia de bênçãos.
 Que Deus em Cristo vos abençõe, Paz !
 
                                                                                                            Priscila Rodrigues 
 

sábado, 7 de julho de 2012

Culto de Jovens

Hoje, 1º sábado do mês de Julho, teremos o nosso Culto de Mocidade
às 19:00 hs, onde estará pregando o Pr. Elias Ribeiro.

Na Assembléia de Deus - Templo Central em Pajuçara
Rua Estevão Alves, 608

Vai ser benção , não deixem de ir !

Atenção para o CRONOGRAMA DE PALESTRAS para Jovens e Adolescentes da Igreja

Tema Central:  CONSCIENTIZAÇÃO CRISTÃ

1º palestra: 17/07/2012
Tema: O que é Ser Cristão
Horário: 18h30min às 21hs

2º palestra: 31/07/2012
Tema: O Jovem Cristão, a Sensualidade e o Sensualismo
Horário: 18h30min às 21hs

3º palestra: 30/08/2012
Tema: O Jovem Cristão, os Ciclos de Amizades e as Influências
Horário: 18h30min às 21hs

4º palestra: 07/09/2012
Tema: O Jovem Cristão e as Redes Sociais (ou redes de relacionamentos)
Horário: 08h30min às 11hs

5º palestra: 29 e 30/09/2012
Tema: O Jovem Cristão e os Relacionamentos Amorosos (paquera, fica, namoro, noivado, e casamento)
Horário: Será definido conforme a programação do Retiro

6º palestra: 12/10/2012
Tema: O Jovem Cristão e o Relacionamento Familiar e Cristão
Horário: 08h30min às 11hs

7º palestra: 29/10/2012
Tema: O Jovem Cristão e o Testemunho Pessoal
Horário: 18h30min às 21hs

8º palestra: 02/11/2013
Tema: O Jovem Cristão e a Submissão a Deus, aos Pais, e à sua Liderança Espiritual
Horário: 08h30min às 11hs

9º palestra: 15/11/2013
Tema: O Jovem Cristão e a Espiritualidade
Horário: 08h30min às 11hs

10º palestra: 16/01/2013
Tema: O Jovem Cristão, a Leitura, e o Estudo da Bíblia
Horário: 18h30min às 21hs

11º palestra: 24/02/2013
Tema:O Jovem Cristão e a Consagração (vigilância, oração e jejum)
Horário: 18h30min às 21hs

12º palestra: 19/03/2013
Tema: O Jovem Cristão, o Louvor e a Adoração
Horário: 08h30min às 11hs

13º palestra: 29/03/2013
Tema: O Jovem Cristão e o Batismo com o Espirito Santo
Horário: 18h30min às 21hs

14º palestra: 29/04/2013
Tema: O Jovem Cristão e os Dons Espirituais
Horário: 18h30min às 21hs

15º palestra: 01/05/2013
Tema: O Jovem Cristão e a Responsabilidade de Pregar e Discipular
Horário: 08h30min às 11hs

OBS: Devido o calendário de atividades da igreja poderá ocorrer alguma alteração na datas pré-estabelecidas, caso isso ocorra todos serão informados antecipadamente.